Ouvidoria vai atender população de forma simples e eficiente
Ferramenta permite que moradores registrem demandas e acompanhem soluções

A Prefeitura de Uruaçu colocou em funcionamento a Ouvidoria Digital, um novo sistema que marca um importante avanço na comunicação entre a população e a administração municipal. A ferramenta oferece aos cidadãos um canal moderno, acessível e eficiente para registrar demandas e acompanhar, em tempo real, o andamento das soluções adotadas pelo poder público.
Por meio do WhatsApp da Ouvidoria Digital, moradores poderão informar diretamente à Prefeitura situações como iluminação pública defeituosa, buracos em vias urbanas, falhas no atendimento em unidades de saúde, além de outras ocorrências relacionadas aos serviços prestados pelo município. O objetivo é facilitar o diálogo com a população, reduzir a burocracia e aumentar a eficiência na resposta às solicitações.
Assim que o cidadão registrar uma ocorrência, o sistema encaminhará a demanda para o setor responsável. A partir desse momento, inicia-se um prazo oficial para que o problema seja solucionado. Todos os secretários, superintendentes e diretores terão acesso às demandas vinculadas às suas respectivas áreas, para que possam tomar as providências necessárias. O gabinete do prefeito também irá acompanhar em tempo real todas as solicitações recebidas e as providências tomadas por sua equipe.
A Ouvidoria Digital representa mais do que uma inovação tecnológica, consolida um modelo de governança participativa, no qual cada cidadão tem voz ativa e pode contribuir diretamente para a melhoria dos serviços públicos. Segundo o secretário municipal de Comunicação, Edmílson Almeida, o sistema foi planejado para funcionar de forma simples, mas com alto nível de organização e controle interno, garantindo que nenhuma demanda fique sem resposta.
Para registrar qualquer tipo de demanda o cidadão deve entrar em contato pelo WhatsApp: (62) 92002-2298 e sempre que possível,enviar a mensagem acompanhada de foto e endereço da demanda. A Secretaria Municipal de Comunicação também disponibilizará materiais explicativos, orientando a população sobre como utilizar o serviço de maneira eficaz. Para ampliar o acesso da população serão disponibilizados Totens de Mesa em todos departamentos da Prefeitura Municipal. A modernização da gestão pública e a ampliação dos canais de participação popular ajudam a promover uma cidade mais conectada, com uma administração transparente e comprometida com as necessidades de sua gente.
Decreto n° 1638/2025 – Secretaria Mun. de Administração “Regulamenta a Lei n. 13.460/2017 e Cria a Ouvidoria Geral do Município, no âmbito do Poder Executivo, dispõe sobre a atuação dos responsáveis por ações de Ouvidoria e a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário de serviços públicos, e dá outras providências”.