Grupo Escoteiro de Uruaçu celebra oito anos de compromisso com a formação de cidadãos de bem

Há oito anos, o Grupo Escoteiro do Mar Manoel Fernandes de Carvalho retomava suas atividades com uma nova roupagem e um forte compromisso com a formação cidadã e a preservação ambiental. Reativado entre o final de 2016 e o início de 2017, o grupo se consolidou como uma unidade local do Movimento Escoteiro, promovendo ações voluntárias e impactando diretamente a vida de crianças e jovens da região. Totalmente composto por voluntários, o grupo se dedica a formar jovens críticos e atuantes na sociedade. “Todo mundo aqui é voluntário, inclusive os chefes. O escotismo existe para transformar vidas e incentivar o protagonismo juvenil”, explica Luciano Bordiga. Luciano Bordiga, chefe do Distrito Norte de Goiás. Formação por Faixas Etárias O Grupo Escoteiro de Uruaçu segue a metodologia tradicional do movimento, dividindo os participantes em diferentes faixas etárias, de acordo com suas necessidades e níveis de desenvolvimento:
- Lobinhos (6 anos e meio a 10 anos e meio): Trabalham a socialização e o cuidado com o próximo.
- Escoteiros (10 anos e meio a 14 anos e meio): Desenvolvem autonomia por meio de atividades de aventura, preparo de refeições e acampamentos.
- Sênior (15 a 18 anos): São incentivados a ingressar no mercado de trabalho, por meio de programas como o de menor aprendiz.
- Pioneiros (acima de 18 anos): Criam projetos de vida e planejam o futuro profissional e acadêmico.
Ações e Impacto na Comunidade Além das atividades tradicionais como acampamentos e cerimônias cívicas, o Grupo Escoteiro de Uruaçu tem um forte engajamento ambiental. Regularmente, os integrantes realizam coletas de lixo, campanhas de conscientização e ações para preservação dos recursos naturais. Parte do Movimento Escoteiro do Mar, a unidade local tem uma ligação especial com a água. “Nosso compromisso é com os recursos hídricos. O mar começa aqui. O lixo que descartamos pode, no futuro, prejudicar os rios e até o oceano”, destaca Bordiga. No sábado (29), em parceria com a Marinha do Brasil, os escoteiros participaram de uma ação alusiva ao Dia da Água, reforçando a importância da preservação ambiental. “Sem a Marinha, não teria escotismo no Brasil. E sem o meio ambiente, o movimento escoteiro não existiria”, acrescenta o chefe dos escoteiros. Como ser um membro Interessados em conhecer mais sobre o Grupo Escoteiro de Uruaçu podem obter informações pelos canais oficiais: Instagram: @gmar32go Facebook: Grupo Escoteiro de Uruaçu Site: https://cgbeneficente.com.br Atualmente, o grupo aceita crianças a partir de 6 anos e meio, mas há estudos para reduzir essa idade mínima para 5 anos. As inscrições podem ser feitas pelos canais de atendimento disponibilizados nas redes sociais.
Compartilhar
Relacionadas

28 jul 2025
Prefeitura de Uruaçu oferecerá Centro de Apoio ao Romeiro durante peregrinação ao Muquém

23 jul 2025
Consulta pública PNAB 2025: Artistas, fazedores de cultura e trabalhadores do setor cultural

27 jun 2025
Uruaçu Celebra 94 Anos com a Tradicional Cavalgada dos Cavaleiros de Sant’Ana

26 jun 2025