Acesso entre hospitais é modificado para garantir agilidade em transferências de emergência em Uruaçu


Intervenção no canteiro central da Avenida Tocantins busca reduzir o tempo de deslocamento entre o HCN e o Hospital Doutor Edmundo Fernandes, único com UTI cardiológica na cidade

Em uma medida estratégica para garantir mais agilidade e segurança nas transferências de pacientes em estado grave, a ligação entre a Avenida Tocantins e a Rua Assis Rocha passou por modificações importantes. A principal intervenção foi a abertura do canteiro central da avenida, com o objetivo de facilitar o deslocamento de ambulâncias que realizam o transporte de pacientes do Hospital do Centro Norte (HCN) para o Hospital Doutor Edmundo Fernandes, atualmente o único da cidade com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) equipada com recursos cardiológicos.


Segundo a superintendente municipal de trânsito, Marina Curado, a decisão foi tomada em caráter emergencial diante da necessidade de garantir o menor tempo possível de resposta em atendimentos de urgência.


“As ambulâncias têm menos de cinco minutos para fazer o trajeto, e a via precisa estar desobstruída para garantir o atendimento em tempo hábil. É um aparato que precisa funcionar com precisão”, explicou.


A alteração foi precedida por um estudo de viabilidade técnica, solicitado pelo prefeito Azarias Machado (Machadinho). A análise identificou os riscos provocados pelo tráfego intenso e pela entrada desordenada de veículos na via – situação que se agrava quando ambulâncias precisam acessar o hospital em alta velocidade.


Para minimizar riscos e evitar acidentes, o trecho modificado será rigorosamente sinalizado. A medida também prevê a instalação de câmeras de monitoramento, que servirão tanto para assegurar a segurança de pedestres e condutores quanto para registrar eventuais infrações.