quinta-feira, 02 de outubro de 2014

08/11/2013 17:54:24
Governo de Uruaçu realiza Olimpíadas escolares 2013
Comunicação

Cerca de 100 atletas da Rede Municipal de ensino disputaram as Olimpíadas Escolares 2013, o evento aconteceu entre os dias 23 e 30 de outubro. Uma realização do Governo de Uruaçu por meio da Secretaria Municipal da Educação, através da Coordenação de Educação Física, sob a responsabilidade dos Professores Nilda Lucena e Júlio César Albuquerque.
A Secretaria Municipal de Educação dispõe de profissionais competentes, hábeis, comprometidos e acima de tudo, que respeitem as fases de maturação da cada criança. E a escola como um centro de estudo, conhecimento e saber, tornam-se um ambiente de pleno exercício da cidadania contribuindo para a formação do indivíduo, pois o seu objetivo é colaborar na formação de pessoas para que possam ser críticos e participativos na sociedade.
As Olimpíadas Escolares Municipais 2013, contou com a participação das seguintes escolas:
 Escola Municipal Profª Lastênia Fernandes de Carvalho;
 Escola Municipal Enéas Fernandes de Carvalho;
 Escola Municipal Pastor Johatam Moreira Guimarães;
 Escola Municipal João de Jesus Antunes;
 Escola Municipal Presbiteriana II;
 Escola Municipal Vilanir de Alencar Camapum;
 Escola Municipal Feliciano Custódio de Freitas e
 Escola Municipal Oscar Barroso de Souza
Nas modalidades de: Futsal Peti e Infanto, Queimada Peti e Infanto nos naipes masculino e Feminino.

A participação de todos os professores de Educação Física da rede municipal de ensino, distribuídos nas 08 Escolas Municipais e alunos/atletas abrilhantaram o evento.

Para o Governo de Uruaçu a Educação Física Escolar é fundamental, mas devemos primeiramente entender que as aulas devem contribuir para a melhoria da autoestima das crianças, para a formação do caráter e da cidadania além de propiciar o desenvolvimento das habilidades físico–motoras inerentes à faixa etária compreendidas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A Educação Física não pode ser apenas um corpo estranho neste processo, e nem algo mecânico e técnico, ou mesmo ser apenas um componente curricular no contexto escolar desprovido de sentido, fundamentada apenas no discurso da legalidade, mas sim dentro da visão pedagógica da Educação Física Escolar, que é proporcionar vivências cotidianas na construção de valores e conceitos da cultura corporal de movimento.
É necessário se fazer uma análise sobre esses procedimentos, em que as abordagens críticas da Educação Física fundamentadas no desenvolvimento da cultura corporal, preconizam os jogos e o esporte como manifestações que devem ser desenvolvidas no âmbito da Educação Física Escolar.